?>

NOTÍCIAS

Confira as novidades do mundo da Gretsch

Conheça um pouco da mítica história por trás da origem da Gretsch® "Billy Bo".

23/08/2017

A Gretsch® é aclamada como uma das marcas mais icônicas da música e da cultura pop, tanto por acompanhar a história nas mãos dos maiores músicos de todos os tempos, como pelos timbres inigualáveis e o design com sua exclusiva Aura Vintage!

E certamente por possuir esse charme único, a marca atravessa décadas como um dos instrumentos mais notáveis devido a sua identidade em estado de arte e sua presença ímpar, seja nos palcos: dos pequenos pubs às grandes arenas, nos programas de TV e/ou hoje nas transmissões pela internet; ou mesmo no cinema, em filmes e séries... uma coisa é certa, a Gretsch® sempre está lá marcando presença entre as marcas mais desejadas e populares da indústria da música.

Um episódio que talvez muitos desconheçam é que, entre as famílias de instrumentos com design consagrado, existe um modelo em especial com uma história tão peculiar quanto seu visual arrojado e digamos, um tanto excêntrico: estamos falando da Gretsch® "Billy Bo " Jupiter Thunderbird! Conheça um pouco dessa mítica história e as particularidades em torno desse peculiar, porém também clássico modelo:


Bo Diddley em sua casa com algumas de suas guitarras, alguns modelos feitos artesanalmente por ele mesmo.

Na metade da década de 1940, Bo Diddley, um dos mais notáveis nomes do Blues e contemporâneo da geração pioneira do Rock 'n' Roll (junto a nomes como Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard, etc.) construía as suas próprias guitarras, geralmente explorando formas retangulares ou trapezoidais que, futuramente, deram origem aos modelos "Cigar Box ", "Cadillac " e "Jupiter Thunderbird ".


Da esquerda para a direita, a evolução: Bo Diddley com os modelos "Cigar Box ", "Cadillac " e "Jupiter Thunderbird ".

Conforme a popularidade de Diddley foi ganhando alcance e seus contatos foram se expandindo, naturalmente alguns desses modelos vieram a ser desenvolvidos, e o primeiro deles contou com a colaboração de um ex-funcionário da fábrica Gretsch®, usando componentes da mesma... (Clique e confira uma matéria sobre o modelo "Cigar Box " Gretsch® Bo Diddley Signature!)


Bo Diddley em ação com o lendário modelo "Cigar Box ", dois ícones que o Blues criou!

William Frederick Gibbons, mais conhecido apenas como Billy Gibbons, o lendário frontman do ZZ Top, foi agraciado com um modelo "Jupiter Thunderbird " por ninguém menos que o próprio Bo Diddley. Tal preciosidade ficou guardada até o dia em que, durante as gravações de um álbum do ZZ Top, em busca de uma determinada sonoridade, Billy passou a usá-la...


Billy Gibbons com a edição limitada da Gretsch® "Billy Bo " Jupiter Thunderbird White Penguin; a Custom Black e a Red #1.

Porém, sabendo de seu inestimável valor, resolveu não expô-la aos rigores da estrada. Assim sendo, entrou em contato com a Gretsch® e, com a colaboração do próprio Bo Diddey, atualizaram o modelo para o século XXI, comercializado com o nome Gretsch® G6199 "Billy-Bo " Jupiter Thunderbird, a partir de 2005, três anos antes da morte de Diddley.


Adorada, a "Billy Bo " é comumente vista nas mãos de grandes nomes da música como: o lendário Tom Petty; mais recentemente com o aclamado Jack White; e nos shows ao redor do planeta com Billy Gibbons e o ZZ Top, é claro!

Mais informações sobre toda linha de produtos disponíveis ao nosso mercado, visite o site oficial da Gretsch® no Brasil.

Esperamos você na Expomusic 2017, visite nosso estande na RUA B2 no Centro de Exposições do Anhembi. Clique no banner abaixo e saiba mais!

Últimas Notícias



Mídias Sociais
Facebook Youtube Instagram Twitter Google+

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Você ainda não digitou sua mensagem.